Por que o nome Príncipe?



Home » Por que o nome Príncipe?

PRÍNCIPE DE JOINVILLE III, HOMENAGEANDO AS RAÍZES DA CIDADE.

O primeiro Iate Príncipe de Joinville começou a operar em 1988. Um Barco de pesca adaptado para turismo, com capacidade para transportar 65 passageiros, com um roteiro muito semelhante ao atual.

Visando atender a forte demanda de verão, em 1992 um segundo barco foi incorporado à empresa, o Príncipe de Joinville II: uma escuna para 30 passageiros. O terceiro Príncipe surge, então, no ano de 1998, financiado pelo BNDES, após cinco anos de construção parte em Joinville e parte em Itajaí.

O nome das embarcações reflete parte da história da cidade: fundada em 9 de março de 1851, a maior cidade do estado tem este nome em homenagem ao francês François Ferdinand Phillippe, o Príncipe de Joinville, que recebeu, por ocasião de seu casamento com a princesa Francisca Carolina, um lote de terras no norte de Santa Catarina.

Em 1849, o Príncipe cedeu parte das terras à Sociedade Colonizadora de Hamburgo, que se encarregou de criar uma colônia nessas terras, e que no futuro se transformaria em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina.